E-mail: majanconst@hotmail.com

Casa sustentável: como construir uma?

O conceito de uma casa sustentável revela uma teia de ideias que vão desde construções bioclimáticas e arquitetura sustentável até a melhor aplicação na estrutura de técnicas e processos de baixo consumo energético, materiais reaproveitados e ingredientes que acarretam impacto reduzido na natureza.


Qualquer que seja o empreendimento colocado em prática, o que não pode faltar é a conscientização ecológica agregada à demanda habitacional que se está levando adiante.


A concretização desses métodos sustentáveis e ecológicos aumenta o conforto e a saúde dos moradores, reduz vários riscos da moradia, valoriza a residência e pode até diminuir alguns custos da construção e, certamente, da manutenção e aproveitamento da casa. Que tal saber alguns exemplos do que você poderia utilizar em um projeto de casa verde?


Telhado verde


Esta técnica consiste essencialmente na impermeabilização da cobertura da casa para, depois, receber solo fértil e vegetação, criando um jardim suspenso sobre a habitação, o que possibilita a redução térmica no interior da moradia.


Outras vantagens adjuntas são viáveis como captação de energia solar, tratamento de efluentes e coleta de água da chuva, com mecanismos e itens específicos alocados no telhado e ao seu redor.


Sistema de coleta e armazenamento de água da chuva


Reduza seu consumo de água encanada coletando a água da chuva ao longo das precipitações do período, conservando-a em reservatório específico. Você poderá usá-la em atividades em que a água potável não seja fundamental, como nas descargas de vasos sanitários ou limpezas de objetos, como automóveis e roupas, ou áreas da casa.


Sistema de captação de luz solar


Eficiência energética é um dos pontos altos de uma casa verde, e um método ambientalmente correto é o que emprega placas especiais para captar energia solar. A energia gerada pode ser usada para iluminação interna e para aquecer a água para banho, por exemplo.


No entanto, o projeto deve também favorecer ao máximo que puder, o aproveitamento da luz natural, que incide durante muito tempo no dia, através de frestas e janelas bem planejadas.


Ventilação natural


A economia na casa ecológica também permanece quando se fala na circulação de ar em seus espaços internos, de maneira que se privilegie o arejamento acomodado pelas movimentações naturais do vento no local.


Isso irá reduzir bastante o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. A tecnologia poderá ser aplicada, ainda, em termostatos programáveis, a fim de criar uma ambientação climática adequada para cada época do ano.


Materiais de construção sustentáveis e técnicas de baixo impacto ambiental


O bom emprego de inúmeros materiais reaproveitados e reciclados, como cimentos fabricados à base de resíduos industriais e painéis feitos de bagaços vegetais, por exemplo, garante o teor de respeito necessário ao meio ambiente.


Outros materiais, como a madeira de demolição e o bambu, facilmente replantáveis e acessíveis, bem como as telhas e tijolos sustentáveis, as tintas e vernizes de ingredientes naturais e atóxicos, entre outros, poderão ser aplicados na casa.


A construção de uma casa sustentável e ecológica para ser primorosa e bem feita deve considerar todo o ciclo de existência da edificação – o que compreende não apenas o uso do local, considerando-se a manutenção, mas ainda os benefícios de reciclagem de materiais e peças que foram empregados na obra. 

2019-09-17 09:54:38